brasão
INTRANET
Escrito por: Da Redação 19/08/2025

Biblioteca da Alesp lança projeto 'Cultura Humana' para aproximar público da literatura

Primeira edição terá apresentação da performance Terra Fértil, inspirada no livro Nosso Guarujá Caiçara, do historiador Wendel Dalitesi; evento de estreia será dia 25 de agosto, às 13h, no auditório Franco Montoro

 

 

A Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico (DBAH) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lança o projeto "Cultura Humana", que promove encontros entre o público e autores de obras do acervo bibliográfico da Alesp. Através de palestras e apresentações artísticas, o projeto aproxima o público de um aspecto cultural relacionado a um grupo de pessoas que compartilham uma identidade regional, étnica ou histórica. A proposta estimula a reflexão crítica, o debate construtivo e valoriza a produção intelectual e artística.

A estreia será com a apresentação da performance Terra Fértil, inspirada no livro Nosso Guarujá Caiçara, do historiador Wendel Dalitesi, que também irá palestrar. Criada pela Cia Barrê de Dança, a performance propõe sensibilizar o olhar do público sob uma perspectiva ancestral e descolonizada na formação cultural do litoral paulista.

A apresentação será dia 25 de agosto, às 13 horas, no Auditório Franco Montoro, no Palácio 9 de Julho. Após a apresentação, o autor participará de um bate-papo com o público sobre a pesquisa que originou o livro.

Terra Fértil resgata a memória de mulheres indígenas, negras e caiçaras na formação do território de Guarujá. A prévia de 15 minutos traz à cena uma narradora grávida que sente a presença ancestral em seu corpo. Por meio de dança e poesia, ela evoca Janaina (indígena), Jurema (africana) e Bernarda (caiçara), três figuras que, embora estejam ausentes da história oficial, permanecem vivas na memória corporal da narradora e da criança que ela carrega no ventre.

Inscrições gratuitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1AN5InSRXa_WeFBFzZlnHCNlzcZBh2kLk7YdTtQoDSM0/edit?pli=1

Voltar