Criado em 2019, o Alesp Sem Papel é um programa corporativo, idealizado para reduzir a circulação de documentos impressos e composto por sistemas de informação e por procedimentos e normas que auxiliam e dão suporte à produção, tramitação, gestão e controle de processos e de documentos digitais.
Os principais benefícios do sistema são a eficiência e sustentabilidade, a produção padronizada e racional de documentos, a economia com serviços de impressão, transporte e correio, o aumento da produtividade e agilidade, transparência e segurança.
Além de proporcionar economia aos cofres públicos e contribuir para a redução do impacto ambiental causado pela produção e consumo de milhares de cópias durante o ano, o programa garante a classificação e a destinação adequada, praticamente em tempo real, dos documentos produzidos pela Casa.
O Alesp Sem Papel é mais uma ação do Legislativo paulista que contribui para a preservação ambiental na construção de um Estado mais verde e sustentável.
A legislação que versa sobre o Programa pode ser encontrada nos links abaixo:
Necessário para assinatura de documentos anexos ao processo. Utiliza o leitor e cartão de assinatura digital.
Necessário para as elaborações e tramitações dos processos. A assinatura considera o login e senha do usuário no sistema. Não utiliza o leitor e cartão de assinatura digital.
Local de controle da UA, ou do servidor, dos processos pendentes de atuação.
Local dos processos que estão recebendo a atuação da UA ou servidor.
Após tramitar o processo, o mesmo passa para a SAÍDA. O processo permancerá na SAÍDA do remetente até o recebimento pelo destinatário. Durante esse período, ainda é possível que o usuário retorne o processo para a sua mesa de trabalho. Após o recebimento pelo destinatário, essa operação não será mais possível.
Pessoa responsavel pela UA
Restrição de acesso a determinados processos, abas e documentos.
É realização de uma única ação a diversos itens que possuam a mesma afinidade.
Documentos auxiliares da solicitação inicial.
Documento utilizado para encaminhar para o setor de encaminhamento, como formularios, planilhas ou documentos de exemplo ou para preenchemento, assim não ficando disponivel como uma folha do processo.
Área destinada a elaboração de documentos eletrônicos sem vinculos com processos, podendo após sua confecção serem incorporados atraves da tramitação.
Área destinada da UA ou Gabinete para iniciar um processo, bem como, controle dos processos elaborados e protocolados.