INTRANET
12/04/2023

Abril Azul - mês da conscientização sobre o autismo!

 

 

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), oTranstorno do Espectro Autista (TEA) atinge uma em cada 160 crianças. Apesar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo ser celebrado em 2/4, a campanha Abril Azul busca trazer visibilidade para o tema durante todo o mês, como forma de mobilizar a sociedade sobre essa condição ainda desconhecida e discriminada por muitos!



Dentre a legislação que contempla o público autista está a Lei n°15.668/2015, que visa garantir aos pacientes autistas acesso a medicação e serviços de saúde especializados, além de viabilizar o diagnóstico precoce para que o tratamento possa ser feito de maneira mais eficiente. Em 2019, a Lei n°17158/2019 estabelece a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.



Causas e Tratamento



Para a neuropediatra Barbara Macedo "O Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos na interação e comunicação social e pela presença de padrões restritos de comportamento".. A médica complementa que o autismo não se resume a uma condição única, "utilizamos o termo espectro autista para englobar diversos graus de comprometimento em diferentes áreas do conhecimento".



O Transtorno do Espectro Autista é constituído por diferentes graus. Enquanto uma parcela dos indivíduos diagnosticados com TEA são dependentes de cuidados alheios, outros são capazes de manter uma rotina comum de trabalho e estudos. Alguns pacientes apresentam até mesmo maior capacidade de atenção, memória e facilidade para o aprendizado de temas específicos.



O diagnóstico precoce é essencial e o tratamento deve ser realizado de maneira intensiva. "A abordagem terapêutica engloba medidas farmacológicas, para controle de sintomas, comorbidades e investigação etiológica, e medidas não farmacológicas com abordagens psicoterápicas, fonoterapia e de terapia ocupacional, associado a mediação escolar e terapia parental", finaliza.

Voltar