INTRANET
Escrito por: João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Rodrigo Romeo 12/06/2023

Exposição na Alesp valoriza vida e humanidade de pessoas trans

Organizada por Paty Dellii e com fotos de Barry Wolfe, mostra estará disponível para visitas entre os dias 5 e 16 de junho no Espaço Heróis de 32

 

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (05), a Exposição "Respeitem as trans, pois essas vidas importam". Solicitada pelo deputado Guilherme Cortez (PSOL), a mostra está aberta a visitas gratuitas da população até o próximo dia 16, no Espaço Heróis de 32, entre as 8h e 20h.

"Esse gesto de a gente possibilitar essa exposição aqui dentro da Assembleia é uma maneira de mostrarmos também que esse espaço está para ser ocupado pela população LGBT", afirmou Cortez.

A exposição traz fotografias da "Festa Terça Trans", evento pioneiro no país voltado para o público transexual. O objetivo é evidenciar como a festividade e o lazer podem ser formas de resistência à exclusão social sofrida por essas pessoas.

Patrícia Araújo, ou Paty Dellii, idealizadora da "Terça Trans", explica que criou a festa para que fosse um lugar onde as pessoas transexuais e travestis pudessem se sentir representadas, mas que, com mais de 15 anos de história, passou a ter um significado maior.

"A festa virou uma luta pela existência das pessoas trans. Agora, nós indicamos como conseguir ajuda jurídica, como se prevenir em relação à saúde, ajudamos com empregabilidade. A 'Terça Trans' é uma marca, uma festa que milita por uma causa", comentou a organizadora do evento.

Barry Wolfe, responsável por produzir as imagens expostas, conta que tira fotos do evento desde 2011. Advogado por formação, o escocês disse sempre ter defendido as pessoas em maior vulnerabilidade social e começou a se interessar pela população trans do Brasil. "As ações de conscientização para Aids do Estado e do Município falavam que minhas fotos resgatavam a dignidade das pessoas trans, porque mostravam, para o resto da população, que elas também são seres humanos e mostravam, para elas mesmas, que a vida tem valor", contou Barry.

O artista, que vive no Brasil há 36 anos, enfatiza que trazer essas fotos ao Parlamento Paulista tem o papel de promover inclusão social e mostrar que essas pessoas merecem todos os seus direitos. "Politicamente é muito importante. O Brasil ainda é o país que mais violenta pessoas trans, muitas delas ainda só conseguem viver com prostituição. Então, queremos humanizar essa parcela da população, que é a mais marginalizada", explicou.



Mês da diversidade

No mês de junho, é comemorado, ao redor do mundo, o mês do orgulho LGBTQIA+, quando atividades temáticas jogam luz sobre o problema da discriminação e violência sofridas por essa parcela da população diariamente. O deputado Guilherme Cortez ressaltou a importância da data e anunciou que a exposição é apenas a primeira das ações que realizará no mês do Orgulho.

"A nossa luta é todo dia, todo mês, mas a gente sabe que junho é uma ocasião especial em que a maioria dos espaços se abre pra gente poder debater as pautas da nossa comunidade e é isso que estamos fazendo aqui na Assembleia", afirmou o parlamentar.

Paty Dellii também celebrou a presença da exposição e de sua festa no Parlamento Paulista em um mês tão simbólico para a categoria. Para ela, ocupar espaços como esse é essencial, já que a população trans já foi alvo de diversos casos de violência no ano de 2023.

"É um orgulho estar aqui, é incrível que estejamos aqui na Alesp hoje. Eu, como mulher travesti que me identifico, acredito que a gente possa ir muito além do que a sociedade nos impõe. Ela nos coloca à margem da sociedade, mas nós podemos fazer muito melhor do que aquilo que nos designam e ocupar os lugares que nos são possíveis e impossíveis", disse Paty.

Voltar