INTRANET
Escrito por: Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves | Foto: Bruna Sampaio 14/06/2023

Alesp recebe 8ª edição da Exposição Universo Cerâmico, dedicada a promover arte cerâmica no Brasil

Com curadoria de Eliana Tsuru, mostra busca dar visibilidade a artistas emergentes e já estabelecidos no ramo artístico

 

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebe, a partir desta segunda-feira (12), a Exposição "Universo Cerâmico", que chega ao seu oitavo ano e edição. Até o dia 22 de junho, a galeria itinerante estará exposta no Hall Monumental da sede do Poder Legislativo Estadual e aberta à visitação do público. Trata-se de uma das mais tradicionais iniciativas do Atelier Tsuru, voltado para a promoção da arte com cerâmica no cenário nacional.

Desde 2017, a exposição é promovida com curadoria da artista plástica Eliana Tsuru. A proposta da mostra, afirma o manifesto do ateliê, é "incentivar, premiar e proporcionar aos ceramistas (...) uma grande projeção, [além de] apresentar novas técnicas da Arte Cerâmica".

A cada ano, a exposição homenageia um artista e conta com uma cerimônia de premiação para as melhores obras, sob o critério de um júri especializado. Para a VIII Edição, o homenageado in memoriam será Claudio Di Segni. O evento de premiação ocorrerá no dia 19 de junho, segunda-feira, com presença de todos os artistas participantes, autoridades, convidados especiais e imprensa.



O ateliê



O Atelier Tsuru é uma congregação artística com foco no segmento de cerâmicas. Segundo o portal do ateliê, a missão do grupo é "elevar a cerâmica brasileira a patamares internacionais". Para tal, o Atelier Tsuru se dedica à promoção de eventos, exposições e mostras culturais dedicadas ao universo da cerâmica artística.

Eliana Tsuru, curadora da galeria, é natural de São Paulo (SP) e formada em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui especialização em Pintura em Baixo Esmalte pela Duncan University e Mayco.

A atual edição da Exposição Universo Cerâmico conta com os apoios da Arte Brasil Materiais, Chave do Luxo, Cia Arte Cultura, GAIA Esmaltes Cerâmicos, Ceramicor, Cerâmica Sparapan, BrazilHR, GVH Arte Design, HAH Studio, Mão na Massa, Porcelanas Scrimin, Rede Sem Fronteiras, Argila & Cia, M. Lopes Alquimias, Ateliê Vitão, Pascoal Massas, Cerâmica Nova Farias, Sinapesp, Zeramics e Hoga Tools.



Exposição "Universo Cerâmico"



Data: 12 a 22 de junho;

Horário: 8h às 20h;

Local: Hall Monumental, andar Monumental

Endereço: Palácio 9 de Julho (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera);

Curadoria: Eliana Tsuru.

Voltar