Escrito por: Jaqueline Fervolli - Fotos: Rodrigo Costa e Arquivo Pessoal 27/07/2023

Exposição em homenagem à Mulher Negra Caribenha e Latino-Americana é destaque na Alesp

Mostra reúne, no Palácio 9 de Julho, obras do fotógrafo Marcelo Weiss que retratam diferentes culturas africanas

Olhar profundo, beleza, plenitude, identidade, paz, resistência, cultura. São diversas as sensações e percepções quando apreciamos a exposição "Dignidade", do fotógrafo Marcelo Weiss, que estrou nesta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e segue até o dia 11 agosto. A mostra acontece em celebração do Dia da Mulher Negra Caribenha e Latino-Americana, comemorado na última terça-feira, em 25 de julho.

As imagens em evidência retratam meninas de São Tomé e Príncipe, na África. O fotógrafo teve a oportunidade de explorar diferentes culturas, especialmente as africanas, em países como Moçambique, Angola, Zimbábue e São Tomé e Príncipe, quando imortalizou, sob suas lentes, ricas culturas e uma visão inexplorada aos olhos do espectador.

De acordo com Weiss, a amostra visa estabelecer uma conexão entre o Brasil e os países africanos, em especial São Tomé. Ele relata que é "um país fantástico, as pessoas são educadas, é um paraíso na terra". São Tomé foi o maior produtor de cacau no mundo, mas, após sua independência, perdeu esse potencial financeiro. Porém, ele frisa que, apesar de boa parte da população viver abaixo da linha da pobreza, é um país com 100% de alfabetização e as fotos buscam retratar essa valorização para a educação.

As fotografias expostas no Palácio 9 de Julho foram clicadas no Dia das Crianças. "Esse é um dia especial para elas, que ganham roupa nova: aquela para usar o ano inteiro. E as mães fazem esse trabalho nos cabelos, que é uma coisa barata, e elas ficam lindas", disse. E acrescentou. "Para mim, esse é o grande resgate das mães com as filhas, da dignidade de um povo que já teve tanto e encontra na educação novos valores. Isso me emocionou muito".

A exposição acontece na Alesp por solicitação da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB). "Ter sido convidado pela deputada Leci Brandão, uma grande representante dessa relação que nós temos com os povos africanos, é maravilhoso. E estar aqui na Alesp, na Casa do povo, trazendo essa conexão, é algo que engrandece nosso trabalho", completou o fotógrafo.

A exposição "Dignidade", que já esteve presente em mais de 15 ambientes, passando por São Paulo, Curitiba, Sorocaba, Ponta Grossa e Portugal, volta à São Paulo, com entrada gratuita. O público pode apreciar as obras das 9 às 18h, no Espaço "Heróis de 32".

Serviço:

Data: 26 de julho a 11 de agosto

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Local: Espaço "Heróis de 32" - Alesp. Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera, São Paulo/SP

Mais informações sobre o artista podem ser conferidas no site: www.marceloweiss.com.br