INTRANET
Escrito por: Gustavo Oreb Martins - Foto: Rodrigo Costa 03/08/2023

Exposição "Linhas que Falam" conecta a arte de diferentes gerações na Alesp

Entre os dias 2 e 11 de agosto, no espaço V Centenário, serão exibidas mais de 200 peças, entre pinturas, desenhos e poesias, de forma gratuita e aberta ao público, das 8 às 20h

 

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir do dia 2 de agosto, a exposição "Linhas que Falam - Arte Entre Gerações", promovida pela Casa Ondina Lobo, através da experiência intergeracional "A arte não tem idade" e apoiada pela Lei de Incentivo à Cultura. A mostra conta com cerca de 200 obras de diferentes temas e estilos, confeccionadas por autores de todas as idades, desde crianças até idosos abrigados pela instituição.

Para a coordenadora da exposição, Silvia Trentin, o ponto mais forte do projeto é a forma com que ele conecta diferentes gerações, criando novos tipos de arte por meio das relações humanas. "Nosso participante mais novo tem 5 anos e a mais velha 84. A ideia é conectar essas gerações através da experiência que os jovens tiveram na Casa Ondina Lobo, ouvindo histórias e vivências dos moradores e se inspirando para produzir suas pinturas", explicou.



Temas da exposição

As obras de arte expostas na Alesp foram criadas a partir de oficinas e ações educativas da Casa Ondina Lobo, norteadas pelos temas de identidade, sonhos e ressignificação. "Todas as peças abordam esses temas, de maneiras diferentes, demonstrando a identidade distinta das gerações", afirma Silvia.

Acolhido pela instituição, Nelson Carlos Malvão, de 74 anos, demonstra muita gratidão e alegria com a oportunidade de participar das oficinas de pintura e, por fim, ser reconhecido em uma exposição pública no Parlamento Paulista. "Tenho muitos problemas de pulmão e incômodos da idade, mas quando estou pintando esqueço de tudo, me dá um alto astral sem igual", relatou.

Já a arte da nova geração pode ser observada em pinturas de alunos do ensino fundamental, que fizeram uma releitura das pinturas da artista Elenir Teixeira e dos desenhos de Marcos Magalhães. Os trabalhos trazem novos elementos visuais em traços simples e marcantes, destacando a interpretação de cada criança a respeito das obras já existentes.

Voltar