Escrito por: Jaqueline Fervolli | Foto: Larissa Navarro 06/09/2023

Exposição "Abaporu Periférico" estreia na Alesp com releituras em homenagem à Semana de Arte Moderna

A mostra reúne 12 obras, entre elas homenagens a artistas consagrados do período, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, John Graz e Zina Aita

Ressignificação da obra, atualização ou homenagem priorizando as referências principais são alguns elementos que despertam releituras de obras famosas. A exposição "Abaporu Periférico", que consiste na visão urbana de obras clássicas do Modernismo, em telas grafitadas, estreou na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Espaço Heróis de 32, nesta segunda-feira (4), e segue até o dia 15 aberta para contemplação.

A iniciativa comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e traz um olhar da periferia para pinturas de artistas consagrados do período, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, John Graz e Zina Aita.

A exposição conta com 12 obras em tela de 1,20 x 0,80 m, com destaque para a releitura do quadro clássico de Tarsila do Amaral, Abaporu, de autoria do grafiteiro Crédo. A obra traz uma nova abordagem do quadro original, com a adição de cores e formas próprias do artista do extremo leste de São Paulo.

A obra "O Mamoeiro" também foi atualizada pela grafiteira Pamela Ramos, conhecida como Pandora. A pintura original retrata as primeiras ocupações dos morros no Rio de Janeiro.

Na releitura, Pandora não fugiu da temática original e se inspirou nas ruas de sua comunidade. "Pierrete" de Di Cavalcanti foi outro clássico que passou por releitura, dessa vez o artista Banguone foi responsável pela atualização.

A versão do grafiteiro retrata uma dançarina com um rádio de música, modificando a figura central da obra original, que era uma mulher francesa fantasiada no carnaval brasileiro.

A exposição ainda conta com a releitura de obras como A Boba (1915-1916), Operários (1933), O Homem Amarelo (1917), O farol de Monhegan (1915), Tropical (1917), Paisagem da Espanha (1920), Homens Trabalhando (1922) e Retrato de Mário de Andrade (1922).

A ação é organizada pelas Fábricas de Cultura 4.0, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia e indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Exposição "Abaporu Periférico"

Data: De 4 a 15 de setembro