Escrito por: Daiana Rodrigues - Fotos: Larissa Navarro 06/10/2023

Alesp exibe mostra "A arte como forma de resistência", com esculturas em madeira

Solicitada pela deputada Professora Bebel, a exposição ocorre até quarta-feira, 11, das 8h às 20h, no Espaço Heróis de 32

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, até a próxima quarta-feira (11), a exposição "A arte como forma de resistência", do artista plástico Jorge Menezes. A mostra foi solicitada pela deputada Professora Bebel (PT) e a visitação ocorre das 8h às 20h, no Espaço Heróis de 32, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A Mostra

O artista da exposição se inspirou em momentos históricos relevantes para produzir as obras da mostra, que é composta por esculturas em madeira que expressam a vivência dos seres humanos sob os impactos de crises e dificuldades, como pandemias e guerras.

Nessa exposição, o artista plástico pretende dividir com as pessoas suas sensações e sentimentos durante o período da pandemia da covid-19, como uma crítica social ao momento político vivido no Brasil.

A manifestação artística também assume a função de alimentar a alma e gerar alívio em momentos desafiadores, trazendo leveza, reflexão e entretenimento para a vida das pessoas.

Segundo Menezes, a arte tem poder transformador de ajudar o ser humano a descobrir o mundo, mudar o olhar sobre ele e abrir espaço para novos caminhos. Portanto, pode e deve assumir diferentes papéis de suma importância na sociedade em tempos de crise.

A mostra "A arte como resistência" já esteve no Espaço Graúna, em Jacareí, em 2022.

Perfil do artista

Jorge Menezes é professor de arte, desenhista de arquitetura e urbanismo, pintor, mosaiquista, ceramista, escritor, teatrólogo e escultor.

Nascido em Caçapava, interior de São Paulo, o artista cursou Engenharia Tecnológica em Edificação na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e Licenciaturas em Educação Artística e Desenho na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Menezes escreveu diversas peças de teatro, como "Que país é esse?" e "Zefredo, meu burro inteligente". Também publicou livros, como "Poemas para as mães", fez exposições e recebeu premiações.

Em 1999, mudou-se para Florianópolis e começou a frequentar a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, onde passou a ensinar e desenvolver várias esculturas em terra cota, entre elas as cabecinhas brasileiras, que eram esculturas de mini cabeças representando o povo brasileiro.

Em 2020, com a pandemia, Menezes começou a produzir novas esculturas em madeira, conforme as encontradas na exposição.