INTRANET
Escrito por: Fernando Mainardi, sob supervisão de Daniela Sznifer 30/11/2023

Dezembro Laranja destaca a prevenção do câncer de pele, o mais comum no Brasil

 

 

Com o início do último mês do ano, a campanha do dezembro laranja ganha força e vale ser ressaltada. A primeira semana do mês é destinada para reforçar a importância da prevenção do câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, cerca de 180 mil contraem a doença anualmente, além de mais de 2 mil mortes. Apesar de ter alta chance de cura, o câncer de pele é considerado o mais comum no Brasil.

Prevenção

Apesar de qualquer um estar sujeito a ter câncer de pele, algumas características pessoais podem favorecer o desenvolvimento da doença: indivíduos de pele clara, que tenham manchas e pintas, com histórico na família e idosos estão entre a população de maior risco.

Para realizar a prevenção a longo prazo, o ideal é evitar exposição excessiva à radiação solar direta, principalmente nos horários de maior incidência, entre 10h e 16h.

Além disso, os dermatologistas recomendam o uso de protetor solar diariamente como fator fundamental, pois a radiação ultravioleta é intensa, mesmo em dias nublados, e penetra profundamente na pele. Bonés e chapéus também podem ajudar na proteção.

Também é importante a consulta recorrente com esses especialistas, para realização de exames que denunciam a doença.

Voltar