INTRANET
Escrito por: Thais Carrapatoso - Fotos: Rodrigo Costa 05/12/2023

Alesp recebe "Impermanência"; exposição que reflete sobre finitude e mudanças constantes

Mostra, sob curadoria de Marisa Melo, está instalada no Espaço Cultural V Centenário e fica até o próximo dia 15

 

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (4), no Espaço Cultural V Centenário, a exposição "Impermanência". O evento, que vai até o próximo dia 15, é promovido pelo deputado Thiago Auricchio (PL).

Marisa Melo, curadora da exposição, explicou que, neste ano, resolveu falar sobre a urgência emocional e os valores que estão se perdendo. Para ela, a impermanência é a escassez do tempo. "Ou vivemos o momento, ou a morte bate à nossa porta", afirmou.

Fabio Woody, um dos artistas convidados, trouxe "O Cinturão", obra inédita produzida especialmente para a mostra. "A gente não deve se iludir com uma vitória, como se ela fosse eterna, e nem se deixar arrasar com uma derrota, como se ela fosse eterna também", enfatizou o artista.

Para Fábio de Jesus, outro participante, a impermanência "é o momento que a gente está vivendo no mundo". A obra intitulada "Elevo", também inédita, foi feita para homenagear a natureza do seu estado de origem, o Mato Grosso.

Desejo

Em "Abstrato", obra inédita do artista Roberto Silva, "o desejo do que se vê, e se revela é impermanente, pois a forma que se vê, não fica, é modificada com o tempo".

Já Henrique Diogo traz na tela "Metamorfose, Realidade Criada acima dos Olhos", também inédita, "um convite ao imaginário individual para a exploração das diversas formas da realidade material". Para o artista, "o impermanente está na observação, onde não há uma conclusão" ou interpretação única.

Natureza

A exposição coletiva apresenta onze telas e uma escultura. Inspirada na Natureza, a mostra cria pontos de questionamentos entre a efemeridade do ser humano e a realidade da vida contemporânea. Um espaço de reflexão entre a finitude e as mudanças constantes.



Serviço

Exposição "Impermanência"

Data: De 4 a 15 de dezembro

Horário: 8h às 20h, de segunda a sexta-feira

Local: Espaço Cultural V Centenário

Curadoria: Marisa Melo



Artistas: Andrea Mariano (Paraíba), Anne Walgring (São Paulo), Eliete Vilela (Minas Gerais), Fábio de Jesus (Mato Grosso), Fábio Woody (São Paulo), Henrique Diogo (Minas Gerais), Iolanda Delpupo (Itália), Maya Veronese (Austrália), Natan D'Sampa (São Paulo), Ritamar (Rio Grande do Sul), Roberto Silva (São Paulo) e Patrícia Ribeiro (Minas Gerais).

Voltar