INTRANET
Escrito por: Departamento de Comunicação 07/03/2024

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

 

 

Dia 8 de março não é só mais um dia. É uma data especial que se tornou tradicional no calendário mundial. Afinal, é nesse dia que, em todo o mundo, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.

É um momento de celebrar as realizações das mulheres em diversas esferas da sociedade. Embora, claro, ainda exista um longo caminho a ser percorrido para que a igualdade de gênero seja alcança não só no Brasil, mas no mundo.

Seja como líderes políticas e empresariais, bem como ativistas ou artistas, as mulheres continuam a inspirar e a capacitar umas às outras na busca por direitos e por terem suas vozes ouvidas.

A data tem várias representatividades, sendo um marco simbólico no combate à desigualdade, à violência, à discriminação de gênero e à luta por igualdade nas condições de trabalho.

Assim, ao passo em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, é essencial reconhecer que a luta para que tenhamos uma sociedade igualitária é responsabilidade de todos nós. Somente através da emancipação das mulheres, do apoio mútuo, do compromisso com a justiça e com a inclusão poderemos construir um futuro mais justo, para todos e todas.

Ações da ALESP

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no último ano, atuou em diversos projetos voltados às mulheres paulistas. Uma das propostas aprovadas no ano de 2023 foi a Lei n°17.760, que autoriza o Poder Executivo a instituir, regulamentar e promover o Programa Saúde da Mulher Paulista, com a finalidade de promover o desenvolvimento de ações e serviços de prevenção e assistência integral à saúde da mulher.

Outra propositura do mesmo ano foi a Lei nº 17.803, que assegura às mulheres o direito a acompanhante durante as consultas médicas, exames e demais procedimentos clínicos nos estabelecimentos de saúde públicos e privados do Estado de São Paulo.

Além dessas leis, o parlamento aprovou também a Lei nº 17.621, que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotar medidas de auxílio para auxiliar a mulher que se sinta em situação de risco.

Vale destacar, por fim, que a atual Legislatura (20ª) conta com 25 deputadas, ou seja, a maior representatividade feminina da história dentro do Parlamento Paulista.

A Alesp parabeniza todas as mulheres - de todas as etnias, credos, profissões, orientações sexuais, idades, opiniões políticas e posições econômicas - pelo seu dia! Que sua luta pelo direito de igualdade e respeito tenha, sempre, grande êxito!

Voltar