INTRANET
Escrito por: Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor 13/03/2024

Previna-se! A Prevenção é um gesto de amor à vida

Vacina, "Papanicolau" e métodos de barreira são os maiores aliados na prevenção do câncer de colo de útero

 

 

A campanha "Março Lilás" é um período de atenção especial à saúde da mulher. Neste mês, a Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor chama a atenção de todos para a importância da prevenção e do enfrentamento do câncer de colo uterino.

O câncer de colo de útero é causado pela infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Este tipo de vírus é transmissível sexualmente, muito frequente na população em geral e na maioria das vezes não causa doença. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Utilizar métodos de barreira, como o preservativo, é essencial para se proteger do vírus. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero. A vacina está disponível gratuitamente nas UBSs para adolescentes de 9 a 14 anos, e homens e mulheres imunossuprimidos que vivem com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos. Na rede particular, a população em geral de 9 a 45 anos pode receber a vacina.

O exame conhecido como Papanicolau também possui papel importante na prevenção. Ele é capaz de detectar alterações precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Voltar