Para iniciar o ano parlamentar, a Assembleia Legislativa de São Paulo inaugurou a exposição "Mulheres e Justiça: o Brasil que elas mudaram", criada pela Procuradoria das Mulheres, que valoriza o papel de mulheres em conquistas importantes para a sociedade. Localizada no espaço Heróis de 32, a exposição destaca figuras como Maria da Penha - violentada pelo ex-marido e responsável pela luta no combate à violência doméstica, que gerou a Lei Maria da Penha, fundada em 2006, uma legislatura nacional de grande significado, que já beneficiou mais de 300 mil vidas -, e delegada Rosmary Corrêa, responsável por liderar a 1ª Delegacia da Mulher (DDM) no estado de São Paulo, fundada em 1985, há 41 anos.
Estes marcos históricos abriram caminhos para a criação de políticas públicas de proteção, acolhimento e escuta ativa, consolidando o território paulista como berço da rede de enfrentamento à violência de gênero.
Na exposição, o olhar institucional se encontra com o humano: o Parlamento se abre para reconhecer que a justiça é também uma construção feminina. Mais do que um acervo de leis, esta mostra se apresenta como um tributo à transformação social e ao poder de quem, com coragem e empatia, mudou o Brasil pela palavra, pela lei e pelo exemplo. Da denúncia à legislação, elas transformaram o Brasil em território de direitos.
A exposição, uma iniciativa da Procuradoria Especial das Mulheres da Alesp, órgão da casa, teve sua primeira edição na inauguração da sua sala de acolhimento. Agora, segue para o Espaço Heróis de 32, localizado no Térreo do parlamento paulista.
Exposição: "Mulheres e Justiça: o Brasil que elas mudaram"
Dia: de 02/02 até 27/02
Local: Espaço Heróis de 32, térreo do Palácio 9 de Julho
Horário: das 8h às 20h
Contato da Procuradoria das Mulheres: (11) 3886-7030