INTRANET

Práticas recomendadas de Segurança da Informação

 

  • Usar senhas fortes e exclusivas. Troque as senhas regularmente e não as compartilhe com outras pessoas.
  • Não compartilhar informações de acesso restrito, como dados pessoais e dados sensíveis, em situações desnecessárias.
  • Efetuar o bloqueio de seu computador, caso o mesmo necessite permanecer ligado, ao ausentar-se de sua posição de trabalho.
  • Verificar a procedência de e-mails: antes de abrir uma mensagem, verifique o cabeçalho e o conteúdo completo para confirmar a origem do e-mail. Desconfie de links e anexos, mesmo que sejam de fontes conhecidas.
  • Não acessar links disponibilizados em e-mails ou em mensagens de aplicativos, caso sejam oriundos de fontes desconhecidas.
  • Evitar acessar o e-mail em computadores de terceiros. Se for necessário, ative o modo de navegação anônima.
  • O uso de Certificado Digital (e-CPF) é pessoal e não pode ser compartilhado.
  • Zelar para que Terceiros a serviço da Alesp através das empresas Contratadas, façam uso correto de suas identificações, seja física, como uniformes/crachás, seja de autenticação/autorização ao utilizar os recursos de sistemas, pastas de rede, etc. conforme definido em cada contrato.
  • A pessoa que receber indevidamente uma informação deve procurar imediatamente o remetente e alertá-lo sobre o equívoco.
  • Quando ocorrer mudança de lotação para outra Unidade Administrativa solicitar à chefia da nova Unidade a atualização de seus acessos aos sistemas com o perfil adequado.
  • No caso de utilização de notebook que permaneça na Alesp durante a ausência temporária do funcionário responsável, o mesmo deverá mantê-lo em local seguro e/ou com o cabo de segurança impedindo sua retirada.
  • Não efetuar a instalação de softwares não licenciados ("piratas") nas estações de trabalho.
  • Efetuar o preenchimento correto do(s) Termo(s) de Responsabilidade de uso de recursos de tecnologia da informação estabelecido(s) na Alesp.
  • No caso de suspeita de possíveis riscos de segurança, reportar para a área de TI, via Helpdesk (ramal 6134).