INTRANET
11/04/2023

ABRIL VERDE

Objetivo é conscientizar empregadores e empregados sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho

 

 

O Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho foi estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho em 28 de abril de 2003, por conta de um grave acidente que ocorreu em 1969, na Virgínia, no Estados Unidos, que provocou a morte de 78 funcionários.

No Brasil, em 2005, a mesma data foi instituída por meio da Lei nº 11.121/2005 para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais.

Desde então, o movimento tem como objetivo conscientizar e reduzir os acidentes de trabalho, como também os agravos à saúde do trabalhador. A campanha serve para refletirmos sobre os cuidados com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores.

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho - SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) ? entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil. Foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

O objetivo do Movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.

Voltar