Escrito por: Daiana Rodrigues - Foto: Rodrigo Costa 17/08/2023

Na Alesp, participantes de concurso de desenho sobre Brasil e China são premiados

Realização foi uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o Consulado-Geral da China em São Paulo

A Assembleia do Estado de São Paulo recebeu, na tarde desta terça-feira (15), a cerimônia de premiação do concurso de desenho 2023 "Da Imigração aos Dias Atuais: Intercâmbio e Integração Cultural China-Brasil". As ilustrações foram feitas por estudantes da rede estadual dos ensinos Fundamental e Médio. O evento é uma realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) em parceria com o Consulado-Geral da China em São Paulo.

Os painéis com os desenhos premiados estão expostos no Hall Monumental da Alesp. A mostra pode ser visitada por todos os interessados de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

A Mesa foi composta por Chen Peijie, cônsul-geral da China em SP; Myrian Prado, chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação; deputado Maurici (PT), presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp; e pelo deputado Paulo Fiorilo (PT).

Declarações

A abertura do evento ocorreu com a execução dos hinos brasileiro e chinês e, em seguida, Myrian Prado parabenizou aos alunos premiados e agradeceu, em nome do secretário da Seduc, a parceria com o Consulado Geral da China. Segundo Myrian, de 2022 para 2023 houve um aumento de 382 para 601 no número de participantes no concurso de desenho.

"O desenho é uma ação muito importante na Educação, pois ele traduz a comunicação e, com ele, é possível exercitar as habilidades motoras, além de desenvolver a criatividade e colocar no papel a imaginação", reconheceu Prado.

Já o deputado Paulo Fiorilo, defendeu que o concurso não apenas incentiva uma relação com o desenho, como também uma relação internacional com a China, que é um país que tem uma importância grande para o Brasil. "Tenho certeza que o Consulado continuará sendo parceiro importante dessas iniciativas com a Educação e tenho certeza que outras virão. Parabéns ao Consulado!", agradeceu.

"É um grande prazer estar ao lado da Secretaria de Educação e da Alesp para participar deste dia de comemoração do aniversário da parceria China-Brasil e da cerimônia de premiação do concurso de desenho, um evento temático que também reflete nossa amizade. As pinturas enviadas pelos estudantes são de ótima qualidade, o que traz grande satisfação e alegria", declarou a cônsul-geral da China em SP, Chen Peijie.

A cônsul-geral da China também destacou que a seleção das obras foi extremamente desafiadora, visto que cada participante dedicou um esforço significativo. "Cada obra apresenta uma qualidade notável e muita imaginação e elas narram como os imigrantes chineses se integraram na sociedade local [brasileira]. As pinturas dos alunos também refletem os frutos da relação amistosa entre Brasil e China", pontuou.

Já o deputado Maurici (PT), presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp, disse que o concurso, além de unir o artístico, o lúdico e o pedagógico, é uma atividade que aproxima chineses e brasileiros numa perspectiva de futuro.

No final, o parlamentar parabenizou a cônsul-geral da China, a Seduc, os estudantes premiados, professores e orientadores que participaram desse projeto. "Para a Assembleia Legislativa, é uma grande honra participar desse projeto", declarou Maurici.

A cerimônia encerrou com a entrega dos prêmios aos alunos vencedores do concurso de desenho.

Premiados

Confira os premiados do ensino médio da rede estadual de ensino:

1º lugar

Aluna: Elisa Gabriela Correia Teodoro

Título da Obra: As Diferenças que nos unem

Escola: Ibrahim Nobre - PEI

Confira os premiados dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual de ensino:

1º lugar

Aluna: Ayume Suzuki

Título da Obra: Festival Chinês no Brasil

Escola: EE Prof. Oscar Salgado Bueno

Confira os premiados dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual de ensino: