Em comemoração ao 70° aniversário do Serviço de Fotomicrografia da Assembleia Legislativa de São Paulo, a Exposição dos 70 anos do acervo fotográfico da Alesp, lançada nesta terça (24), apresenta registros realizados pelos fotógrafos e fotógrafas que retratam a trajetória do Legislativo Paulista nas últimas sete décadas. A mostra está localizada no Hall Monumental e ficará aberta ao público durante o horário de expediente da Alesp (8h às 20h).
Alguns momentos importantes da história da Alesp estão registrados nas imagens desta exposição, como a visita do líder sul-africano Nelson Mandela, no início dos anos 1990, e o velório do piloto Ayrton Senna, que recebeu multidões para a despedida. A curadoria das imagens foi realizada por Allan Banhos Ferreira da Fonseca e Maurícia Fávaro Borges Figueira.
A exposição é uma breve viagem no tempo, com uma das primeiras fotografias sendo da década de 1950. As imagens vão de antigas votações nas comissões e no Plenário até fotos mais recentes, como o registro das primeiras sessões virtuais do Plenário Juscelino Kubitschek, durante a pandemia em 2020.
Fotomicrografia
O Serviço de Fotomicrografia foi criado em 1953. Atualmente, o serviço é prestado pelos fotógrafos da Assembleia, integrantes da Divisão de Comunicação Institucional. A guarda dos negativos e arquivos digitais cabe à Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico. São mais de 150 mil negativos de fotografias em 35mm e 60mm.
Nas primeiras décadas do serviço, todos os negativos eram em preto e branco e revelados pelos próprios fotógrafos, em um laboratório no subsolo da Alesp. Aos poucos, a partir do fim dos anos 1990, chegaram as fotos coloridas. Em 2002, quando todas as fotos se tornaram digitais, o laboratório foi desativado.