INTRANET
Escrito por: Fernando Mainardi, sob supervisão de Daniela Sznifer 30/10/2023

Semana de Talentos se encerra com presença de Deputado e assessores em exibições surpreendentes

Evento em comemoração da semana do servidor contou Com muita Música, Dança e até exibição teatral Semana de Talentos

 

 

Para comemorar o Dia do Servidor Público, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou a "Semana de Talentos da Alesp". As atividades programadas entre os dias 23 e 27 de outubro tiveram por objetivo prestigiar as habilidades artísticas dos servidores e servidoras da Casa de Leis, levanto funcionários de diversos setores a demonstrar suas habilidades artísticas e culturais.

Primeiro dia

Tocando uma viola caipira, Jadher Lopes iniciou as apresentações. Sua trajetória no Legislativo Paulista data de 2021, quando esteve na Casa pela primeira vez e mostrou seu dom musical em uma cerimônia parlamentar, junto do grupo de Chico Amado e Xodó.

Atualmente, atuando no gabinete do deputado Dirceu Dalben (Cidadania), Jadher ganhou uma nova oportunidade de mostrar seu talento aos colegas. Emocionado, o cantor declarou: "A primeira vez em que pisei aqui [na Alesp], nem imaginava que estaria trabalhando nela e muito menos sendo lembrado na Semana de Talentos. Ter a oportunidade de mostrar um pouco do meu conhecimento é extremamente gratificante, ainda mais pelo reconhecimento do meu trabalho como servidor", declarou.

Nesse dia, o violeiro foi seguido pelo saxofonista Marcos Silva Júnior e pela cantora Mariana Fontoura, em um momento que valorizou as individualidades dos servidores e permitiu a integração entre eles.

Segundo dia

O segundo dia da "Semana de Talentos" da Alesp, na terça-feira (24), contou com as apresentações de canto e dança de dois servidores que encantaram o público no palco montado no Espaço Cultural V Centenário. Os artistas da vez foram Abner Tofanelli e Márcia Valeska.

Para começar, Abner Tofanelli mostrou seu talento tocando violoncelo. Sua música envolveu diversas pessoas que estavam espalhadas pelos andares da Casa de Leis. Ele contou que aprendeu a tocar através de um projeto social e cultural do Governo. Com isso, atualmente ele atua como professor nesse mesmo projeto. Além disso, declarou também que é artista de rua, tornou-se reconhecido na cidade de São José do Rio Preto e já tocou em vários lugares do Brasil e do mundo.

"É muito importante a Alesp ceder esse espaço na semana do servidor público, que tem que ser muito valorizado nesse país", destacou. Abner atua como auxiliar parlamentar no gabinete do deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), que fez questão de prestigiar o servidor durante a apresentação.

Já Márcia Valeska aproveitou o momento para demonstrar suas habilidades com a dança. Ela participa de um grupo chamado Afromix. Esse grupo faz parte de um projeto em que professores voluntários se disponibilizam a ensinar pessoas que não têm condição de fazer uma academia ou algum tipo de exercício, visto que a dança é misturada com capoeira.

A servidora contou que o grupo disponibiliza um curso de dança de dois dias por semana para quem quiser, totalmente gratuito e acessível. Ela é uma das professoras do curso. Márcia ocupa o cargo de auxiliar parlamentar no gabinete do deputado Jorge Caruso (MDB).

Terceiro dia

Já o terceiro dia foi marcado por dança e teatro de mais três servidores que conquistaram o público sobre o palco.

Helder Renato abriu a tarde mostrando todo o seu talento no saxofone. Começou a tocar clarinete aos 10 anos, na Banda Municipal de Paraibuna, sua cidade natal. O saxofone entrou em sua vida, em 2011, a convite de um amigo, para se apresentar no Carnaval. Desde então, não parou mais.

Na sequência, Silvana Garcia e seu filho, Felipe Garcia, subiram ao palco para dançar ao som de "Tiro ao Álvaro", de Adoniram Barbosa. Silvana, já havia se apresentado na Alesp, no Dia da Consciência Negra, em 1999. Na época estava grávida de Felipe. Hoje, emocionada, pôde repetir o feito, desta vez sendo conduzida pelo seu filho.

O trecho da peça "Bendita sois entre as mulheres", representada pela servidora Renata Peron, emocionou a plateia. A cantora e atriz transexual revisitou parte de sua história, entrelaçada por canções da cultura popular. Nesta versão pocket, recorda a morte da mãe, a juventude em Juazeiro da Bahia e os episódios de transfobia e violência vivenciados em São Paulo.

Quarto dia

No penúltimo dia da agenda, Giovane Caires, estagiário da Assembleia e estudante de Administração Pública, iniciou as apresentações desta quinta-feira (25). Ele interpretou canções de Gonzaguinha, Lulu Santos, Legião Urbana e Ana Vilela. O cantor estudou música durante 10 anos e teve a oportunidade de relembrar o passado.

Outro estagiário da Casa mostrou o seu talento durante a exposição de suas ilustrações. Molina é um artista trans não binário, graduando em Ciências Sociais e define seus desenhos como uma forma de expressar a ansiedade e a vergonha de sua existência. Apesar de melancólicas, as ilustrações são ricas em detalhes e até mesmo cores.

A assessora de imprensa da liderança do PL, Patrícia Florentino, foi a segunda a se apresentar, subindo ao palco para recitar contos. Ela contou que descobriu sua paixão por contar histórias, quando começou a ler para sua filha. Patrícia pretende se especializar e atuar como narradora.

Para fechar as apresentações da quinta-feira, Rodrigo Galdino, assessor do deputado Gil Diniz, foi atração de última hora e apresentou com voz e violão, canções Gospel. Rodrigo abriu o show com a música "O lamento de Israel", uma composição de Sérgio Lopes.

Último dia

Por fim, o último dia contou com com show musical da banda Efeitos Colaterais e recital de poesias, além da participação surpresa do deputado Eduardo Suplicy (PT).

O grupo, que colocou a Casa para dançar, é liderado por Valter Kisukuri, médico e servidor do setor de saúde da Alesp. Ele conta que criou a banda durante as primeiras 'semanas de talentos', há cerca de 15 anos, e que todos os integrantes eram funcionários da Alesp.

Além de tocar músicas de diversos estilos, a Efeitos Colaterais recebeu a visita ilustre do deputado Eduardo Suplicy (PT). Ele chegou "totalmente de surpresa", conta Valter, mas cantou três músicas 'pela paz no mundo' com o grupo.

A outra atração da tarde foi um recital de poesias lidas pelo servidor Celso Fontana, funcionário do S.O.S. Racismo. "Entrei para o movimento negro por influência da cultura negra poética", contou Celso. "A literatura é fonte de inspiração contra o racismo e pela liberdade", completa.

Essa semana serviu como um atrativo para os servidores da casa, os talentos escondidos fizeram grandes exibições e o evento foi um sucesso. Dessa maneira, os participantes também se sentiram prestigiados em ter um espaço para mostrar seus atributos.

Fotos: Larissa Navarro, Rodrigo Romeo e Rodrigo Costa

Para ver todas as fotos da Semana de Talentos acesse o Flickr da Alesp:

1º dia

2º dia

3º dia

4º dia

5º dia

Voltar