INTRANET
Escrito por: Fernando Mainardi, sob supervisão de Daniela Sznifer 07/11/2023

Novembro Azul busca conscientizar sobre câncer de próstata

 

 

O novembro azul é o evento em que é relembrada a importância da conscientização sobre os cuidados da saúde masculina, em especial o câncer de próstata.

Visto que o tema ainda é um grande tabu na sociedade mundial, é necessário que haja campanhas para conscientizar a população masculina que façam exames que ajudem a detectar as doenças. Como por exemplo o exame de próstata é utilizado para identificar se há algo de errado naquela região do corpo.

O doutor Valter Kisukuri, da divisão de saúde da Alesp, declarou que: "Hoje, o câncer de próstata só perde para o de pele em números de pessoas atingidas, então isso mostra a importância do tema, por ser muito frequente". Além disso, o médico disse : "Para se prevenir, a gente tem que fazer uma avaliação de risco, por exemplo a própria idade é um fator de risco, além do histórico familiar, o tabagismo e o peso". Com isso, ele deixou claro que é essencial a prática de exercícios físicos como forma de prevenção, além da realização de exames médicos feitos periodicamente de acordo com a idade. Por fim, o clínico relatou que houve uma melhora em relação ao tabu que tem ao exame de próstata relacionado com a masculinidade frágil, porém ainda é necessário uma nova melhora por parte dos homens.

Em função desses fatores, foi criado o Decreto nº 43.993, de 14/05/1999 da Lei n° 9.824, de 31/10/1997, que institui a obrigatoriedade da realização dos exames de prevenção do câncer de próstata pela rede pública de saúde do Estado de São Paulo e seus Municípios, assim como nas entidades privadas e contratadas ou conveniadas pela secretaria da saúde, gestora do SUS/SP. O projeto de lei foi de autoria do ex-deputado Milton Flávio do partido PSDB e a lei foi regulamentada na pelo Governador do Estado de São Paulo à época, Mário Covas.

Voltar