INTRANET
Escrito por: Departamento de Comunicação 13/11/2023

Pílulas da Cartilha 5: Violência de gênero

 

 

A violência de gênero é definida como qualquer tipo de agressão física, psicológica, sexual ou simbólica contra pessoas que, por sua identidade de gênero, estejam em situação de vulnerabilidade. Por diversas razões históricas, a mais comum das violências de gênero é a cometida por homens contra mulheres.

De acordo com a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994) violência contra a mulher é "qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado."

Conceitos sobre a violência contra a mulher

1. Este tipo de violência decorre de uma relação de poder, na qual homens têm o papel de dominação e, mulheres, de submissão .

2. Essa relação provém da ideologia patriarcal, que impõe papéis a ambos os gêneros e os coloca em uma posição de hierarquia. Por sua vez, esses papéis induzem uma postura violenta de homens com mulheres.

3. A violência perpassa a relação pessoal entre homens e mulheres e pode ser encontrada em toda a estrutura da sociedade, como em práticas cotidianas, instituições e rituais.

4. As relações afetivas ou de matrimônio, a proximidade entre vítima e agressor, muitas vezes morando na mesma casa, tornam as mulheres ainda mais vulneráveis quando comparadas a outros grupos vulneráveis à violência.

Além disso, é importante ressaltar que a violência contra a mulher não discrimina se a pessoa é cis ou trans* e também atinge mulheres trans.

O que vale é que a violência contra a mulher pode atingir todas as mulheres e, se presenciar, você pode e deve buscar ajuda!



*O termo "trans" contempla uma série de identidades, como transexuais, travestis e transgêneros. Pessoas trans são aquelas que não se identificam com o gênero designado a elas em seu nascimento. Isso significa que, uma mulher trans é aquela que, quando nasceu, foi considerada pertencente ao gênero masculino, mas não se identifica com esse gênero. Pessoas que se identificam com o mesmo gênero designado em seu nascimento são chamadas de cisgênero.

Voltar