INTRANET
Escrito por: Claus Oliveira - Foto: Larissa Navarro 11/12/2023

Alesp inicia ciclo de treinamentos sobre Cartilha Comportamental

Ciclo de minicursos tem por objetivo alcançar servidores efetivos, parlamentares e terceirizados; treinamento visa aprofundar conhecimentos teóricos e incentivar a prática cotidiana das condutas recomendadas pela cartilha

 

 

A Alesp iniciou, nesta segunda-feira (11), um ciclo de treinamentos para aprofundar conhecimentos teóricos e incentivar a prática cotidiana das condutas recomendadas pela Cartilha Comportamental da Casa, lançada em setembro passado pela Mesa Diretora. Ao todo, serão seis minicursos para os servidores (efetivos, comissionados e terceirizados) e deputados.

O curso inaugural, organizado pela Secretaria Geral de Administração (SGA), proporcionou a capacitação para quase cem terceirizados da Alesp, ao longo desta segunda-feira. O objetivo da SGA é difundir e evidenciar a mensagem central da Cartilha: prevenção e enfrentamento de qualquer tipo de assédio e discriminação no ambiente de trabalho dentro do Parlamento Paulista.

"O principal intuito dessa Cartilha é para que todos consigam saber quais são os limites e os diretos de cada um. Nosso maior sonho é que essa Cartilha seja apenas um material informativo, sem precisarmos de fato aplicar sanções, e que não tenhamos casos de assédio, discriminação e racismo na Alesp", comentou o secretário geral da Casa, Murilo Macedo, na abertura do treinamento.

No treinamento, que durou cerca de meia hora, os servidores mergulharam no conteúdo da Cartilha através de elementos audiovisuais de fácil compreensão, com linguagem didática e exemplificativa. O vídeo abordou comportamentos desejáveis, importunação sexual e assédio, violência de gênero, formas de discriminação e canais de denúncias.

"Muito importante para que todos entendam o que significa a igualdade dentro do ambiente de trabalho e o que a gente precisa fazer para que melhore daqui pra frente", ressaltou a servidora terceirizada Michelle Oliveira. "É estar atualizado e [ter] o respeito. Cada pessoa tendo seu espaço, seu reconhecimento. Isso é o que importa", complementou o colega dela, Antonio Severino.

A Cartilha

Com o objetivo de promover o enfrentamento de condutas danosas no ambiente de trabalho, como o assédio moral e sexual e a discriminação, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro, uma cartilha comportamental voltada para os funcionários e parlamentares da Casa.

O documento reúne tópicos comportamentais e definições de assédio, violência de gênero e discriminação e propõe a criação de mecanismos para a prevenção dessas formas de violência no ambiente de trabalho. A cartilha também lista canais de denúncia, equipes de acolhimento e demais ferramentas de apoio às vítimas.

O material é resultado de um trabalho conjunto entre diferentes setores representativos da Alesp, como o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e o SOS Racismo, e contou com a colaboração de todas as 25 deputadas estaduais da Casa, principais vozes contra a discriminação e o assédio no Parlamento Paulista.

Voltar