No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 470 anos e, como homenagem à rica história da maior metrópole do País, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe uma exposição com obras de diferentes artistas que representam icônicos bairros paulistanos.
A mostra é promovida pela deputada Beth Sahão (PT) e conta com a curadoria de Vera Simões, da galeria VerArte. Ao todo, 16 artistas visuais de diferentes regiões brasileiras homenageiam bairros emblemáticos da Capital, cada um oferecendo uma visão distinta que reflete a diversidade cultural de São Paulo.
"A exposição foi criada por pessoas que têm admiração por São Paulo, que gostam da cidade e sentem empatia. Contamos a história contemporânea da Capital na visão de cada um", explicou Vera Simões.
A exposição é composta por fotografias, pinturas, esculturas, obras em cerâmica e bordado. Umas das expositoras é a escultora Mary Carmen Matias que, por meio de esculturas com pedras, representou o bairro Jardim Paulista. "As pedras têm características e formatos diferentes, e São Paulo é assim. A cidade tem pessoas diferentes, culturas diferentes e o que faz a grandeza são exatamente essas diferenças", disse a artista.
Expositores
Os artistas e os bairros representados incluem: Dacha com Higienópolis, Diva Pellá celebra o Ipiranga, Dulce Julianelli o Jardim Europa, Elisabeth Wortsman retrata Morumbi e Paraisópolis, Fernanda Fernandes com Ibirapuera, Gaby Alves em Vila Madalena, Gaby Faltay representa Pinheiros, Lafaiete Papaiano a Bela Vista, Leila Lagonegro homenageia Santa Cecília, Malu Mesquita com Mooca, Mary Carmen Matias o Jardim Paulista, Máximo Hernández a Liberdade, Silvana LaCreta Ravena com Horto Florestal, Vera Pimenta exalta Interlagos, Wanessa Salles destaca Itaim Bibi, e Zina Kossoy com uma segunda visão de Higienópolis.
Serviço
A exposição "São Paulo 470 anos" estará aberta ao público de 24 a 30 de janeiro, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Endereço: Avenida Sargento Mário Kozel Filho, s/nº - Moema - SP
Horário: das 8h às 20h
Entrada gratuita