INTRANET
Escrito por: Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico / Fotografia: Carolina Jacob 29/02/2024

Exposição "70 anos do Acervo Fotográfico da Alesp" está aberta à visitação no Mezanino do 1º andar

 

 

A Exposição do 70º aniversário do Serviço de Fotomicrografia da Alesp encontra-se aberta à visitação no Mezanino do 1º andar, em dias úteis, as 8h às 20h.

A Exposição

a Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico selecionou 40 fotografias que compõem a exposição "70 anos do acervo fotográfico da Alesp".

São registros realizados pelos fotógrafos e fotógrafas da Alesp, que retratam a trajetória do legislativo paulista nas últimas sete décadas. Nelas, vemos cenas como deputados colocando seu voto nas antigas urnas, ainda nos tempos em que a sede da Assembleia ficava no Palácio das Indústrias. Passamos por registros de homenagens, manifestações populares, ditadura e redemocratização, até chegar às fotos mais recentes, como o registro das primeiras sessões virtuais do Plenário Juscelino Kubitschek, durante a pandemia, em 2020.

Fotomicrografia

O Serviço de Fotomicrografia foi criado em 1953. Atualmente, o serviço é prestado pelos fotógrafos da Assembleia, lotados na Divisão de Comunicação Institucional. A guarda dos negativos e arquivos digitais cabe à Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico. São mais de 150 mil negativos de fotografias em 35mm e 60mm.

Nas primeiras décadas do serviço, todos os negativos eram ainda em preto e branco e revelados pelos próprios fotógrafos. Aos poucos, a partir do fim dos anos 1990, chegam as fotos coloridas. Em 2002, quando a totalidade das fotos se tornou digital, o laboratório foi desativado.

Fizeram e fazem parte da equipe de fotógrafos da Alesp os seguintes profissionais. A eles, a nossa homenagem: Bruna Sampaio, Carlos de Souza Bentes Júnior, Carolina Jacob, David Santos, Dib Consul, Edward Vaz de Lima, Encarnacion Lozano Lemonche, Jair Tadeu Capecci, José Antônio Teixeira, Larissa Navarro, Luis Antônio de Mello Chaves, Marcia Mitiko Yamamoto, Marco Antonio Cardelino, Maurício Garcia de Souza, Roberto Carlos Gimenez Navarro, Rodrigo de Oliveira Costa, Rodrigo José Romeo, Sérgio Galdino, Vera Lúcia Massaro e Waldemar Alves da Silva

Curadoria

Allan Banhos Ferreira da Fonseca, Jair Pires de Borba Junior e Maurícia Fávaro Borges Figueira

Textos

Allan Banhos Ferreira da Fonseca e Maurícia Fávaro Borges Figueira

Voltar