INTRANET
Escrito por: DASS 04/03/2024

Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor alerta sobre os cuidados e prevenção contra dengue

Prevenir é a melhor forma de remediar

 

 

A dengue é uma doença febril aguda que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais. Com o aumento dos casos nas últimas semanas, a Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor (DASS) da ALESP reitera que é muito importante tomar alguns cuidados, inclusive no ambiente de trabalho:

Atenção aos Sintomas:

- febre alta (acima de 38 ºC),

- dor de cabeça, prostração,

- dores musculares e/ou articulares,

- dor atrás dos olhos e

- manchas vermelhas pelo corpo.


Se a pessoa estiver com pelo menos dois desses sintomas é recomendada a ida imediata ao serviço de saúde.

Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo, como:

- dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua,

- vômitos persistentes,

- letargia e/ou irritabilidade,

- sangramento de mucosa.


Não se automedique

Ao fazer uso de medicamentos sem prescrição médica você corre o risco de agravar o seu quadro de saúde. A ingestão de alguns remédios não indicados, pode contribuir para o sangramento, um dos sintomas da doença no seu quadro mais grave.

Imunização

Já está disponível na rede particular para pessoas entre 4 e 60 anos. Fora da faixa etária recomendada é obrigatória a apresentação de pedido médico.

Repelentes

Use repelente à base de DEET (N N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de icaridina nas partes expostas do corpo. Também pode ser aplicado sobre as roupas. O uso deve seguir as indicações do fabricante em relação à faixa etária e à frequência de aplicação. Deve ser observada a existência de registro em órgão competente. Repelentes de inseto contendo uma das três substâncias acima são seguros para o uso durante a gravidez, quando aplicados de acordo com as instruções do fabricante.

Testes

Há diferentes tipos de testes disponíveis que auxiliam no diagnóstico da doença: Antígeno (teste rápido realizado na farmácia), Sorologia e o RT-PCR. A escolha vai depender do momento da infecção e dos sintomas, por isso, procure atendimento de saúde assim que os primeiros sintomas aparecerem.

Cuidados no ambiente de trabalho

É importante que filtros ou potes d'água sejam mantidos bem tampados com tampa própria. Com relação às plantas e flores com terra, deve-se utilizar pratos justapostos de modo a não ficar espaço entre a parede do vaso e a do prato, furar os pratos e emborcar os pratos sob os vasos, além de eliminar a água acumulada nos pratos depois de regar as plantas, escovar os pratos e a parede externa dos vasos.

No caso de vasos de plantas na água, recomenda-se mudar a planta para vaso com terra, lavar e guardar o vaso emborcado. Caso a mudança não seja possível, siga o seguinte processo 2 vezes na semana: trocar a água, escovar a parede interna dos vasos e lavar as raízes das plantas com água corrente.

Quanto à pingadeira de vaso de planta, deve-se eliminá-las, principalmente as localizadas em área com piso frio. Adicione areia até a borda. Colocar ½ colher (sopa) de sal, toda vez que esvaziar a pingadeira. Eliminar a água acumulada nas pingadeiras depois de regar as plantas, e de preferência escovar a pingadeira. Nos banheiros é necessária uma atenção com as tampas dos vasos que devem permanecer sempre fechadas, acionando as descargas semanalmente.

Vasos sanitários com uso pouco frequente, devem ser mantidos sempre fechados, acionando a descarga semanalmente.

Em caso de dúvidas, procure a Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor. (sala 321 - 3o andar)

Voltar