INTRANET
Escrito por: Redação do Portal - Foto: Rodrigo Costa 12/03/2024

Alesp recebe mostra que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil

Exposição "Italiani delle Americhe - Brasile" vai de 12 de março a 16 de abril, com visitação aberta e gratuita ao público, entre 8h e 20h

 

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, órgão oficial do governo italiano, a exposição fotográfica e multimídia "Italiani delle Americhe - Brasile".

A mostra foi criada para celebrar os 150 anos da imigração italiana no País e homenagear a comunidade ítalo-brasileira. O evento ocorre de 12 de março a 16 de abril, das 8h às 20h, no Hall Monumental da Alesp. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Viagem Histórica

Ao visitar a exposição, o público terá a oportunidade de ser conduzido a uma viagem que conta a história do trabalho árduo e do sonho vivido por cerca de 14 milhões de imigrantes italianos no Brasil durante a virada do século 19 para o século 20.

Segundo o diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Lillo Teodoro Guarneri, o objetivo da seleção de obras é recordar, não somente a enorme participação italiana na imigração no Brasil, mas também a capacidade brasileira de proporcionar oportunidades e receber pessoas de diferentes culturas.

"Por meio de quadros de diferentes gerações, mostramos diferentes perspectivas dos italianos em sua vinda ao Brasil, especificamente para o Estado de São Paulo", descreveu. "Abrir uma Casa de Leis para um evento cultural é particularmente significativo, porque permite aos imigrantes e descendentes de italianos compreender melhor a política do espaço em que habitam", concluiu Guarneri, sobre a oportunidade de trazer a exibição para a Assembleia.

Baseada em um livro homônimo, escrito por Riccardo Venturi e Lorenzo Colantoni, a exposição tem a curadoria dos próprios autores, ao lado de Arianna Massimi. Ao todo, o acervo conta com trinta fotos, quinze depoimentos e um minidocumentário.

Curiosidade

Uma das principais curiosidades a respeito do projeto "Italiani delle Americhe - Brasile" é que algumas de suas fotografias estão expostas na sede do Ministério Italiano das Relações Exteriores, que está selecionando as imagens mais marcantes para integrar uma exposição permanente.

Voltar