De modo a destacar a importância de políticas públicas assertivas para ações de inclusão, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) celebrou termo de cooperação com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
A primeira ação dessa parceria será o oferecimento de um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os servidores da Alesp.
A turma disponibilizada para a ALESP contará com 40 horas de duração, sendo 30 horas de aulas ao vivo via Zoom e 10 horas de atividades complementares. Para receber o certificado, é necessário participar de pelo menos 75% das aulas ao vivo (de modo síncrono) e alcançar uma média final de 5,0 ou superior. Como parte da metodologia do curso, a câmera do equipamento do aluno deverá permanecer sempre aberta (de modo síncrono).
As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, e não ficarão disponíveis para acesso posterior. Terão início em 09/05 e término 13/06.
Esta iniciativa tem como propósito capacitar pessoas não surdas (no caso de servidores da Alesp, agentes públicos) a se comunicarem efetivamente com a comunidade surda do Estado de São Paulo, garantindo a inclusão destes cidadãos no âmbito da formulação das políticas públicas que é o Poder Legislativo Estadual.
Esta é uma contribuição da ALESP e da SEDPcD para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) n.16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), n.10 (Redução das desigualdades) e n.11 (Cidades e comunidades sustentáveis) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Cronograma: As aulas ao vivo via Zoom às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, com início em 09/05 e término 13/06.
Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
Forma de Realização: Virtual
Total de vagas: 70
Total de vagas para servidor da ALESP: 70
Período de inscrição: 26/04/2024 a 07/05/2024
Inscrições através do site do ILP.