A campanha ?Maio Amarelo? celebra pelo 11º ano um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, ela tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância de comportamentos mais seguros no trânsito. O nome "Maio Amarelo" foi escolhido pela cor simbolizar atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Durante este mês ocorrem diversas atividades a fim de orientar ciclistas, motoristas, pedestres e passageiros sobre a importância de ter segurança no ambiente urbano.
Neste ano o tema da campanha é "Paz no trânsito começa por você". Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, a intenção é estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. As reflexões sugeridas são: "Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?"
Os acidentes de trânsito ainda representam um problema alarmante no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade como um todo.
Em 2021, em Genebra, a OMS lançou a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU): 2021-2030, que tem a meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.