Com o objetivo de incentivar e dar visibilidade à cultura e arte brasileiras, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição "IX Universo Cerâmico", que reúne cerca de 80 peças. Elaboradas com os mais diversos estilos e conceitos, as obras foram criadas por 41 ceramistas profissionais e amadores, que se inspiraram na homenageada da edição, a artista Maria Cheung. A exposição é uma iniciativa do deputado Marcio Nakashima (PDT) e ficará exposta até o próximo dia 24, das 8h às 20h, no Espaço V Centenário. A visitação é gratuita e aberta ao público.
Para Nakashima, o evento proporciona um misto de honra e admiração do Legislativo Paulista. "Quero parabenizar a Eliana Tsuru e a todos os artistas envolvidos nesta mostra por nos dar a oportunidade de apresentar a riqueza da cerâmica de ateliê para o grande público", disse o parlamentar.
À frente do Atelier Tsuru, que é o grande responsável por todas as edições do Universo Cerâmico na Casa, a artista plástica Eliana Tsuru foi a curadora responsável pelo desenvolvimento e execução da exposição. De acordo com ela, a motivação principal é semear novos talentos e incentivar a autodescoberta de cada um como artista. "O objetivo é incentivar, não só a cultura, mas o despertar das pessoas para terem os meios para viverem do artesanato e colocar o seu trabalho como uma obra de arte e, assim, valorizá-lo."
A arte
A proposta do evento busca mostrar que a cerâmica toma forma através do olhar criativo e das mãos de artistas, não apenas como objetos utilitários, e sim como peças modeladas e artísticas. Dentre as obras expostas, o público pode encontrar vasos, esculturas, painéis, formas geométricas, dentre outras, que são valorizadas por museus e galerias do Brasil e do mundo.
Premiação
A cerimônia de premiação dos ceramistas foi realizada na Alesp nesta terça-feira (14) e contou com a presença dos artistas participantes da mostra, além de autoridades, convidados e a imprensa.
A mostra tem a tradição de condecorar um ceramista em cada edição. A homenageada deste nono ano é Maria Cheung, artista plástica de origem chinesa, que se naturalizou no Brasil e acumulou diversos prêmios em salões de arte, além de realizar inúmeras exposições no País e no Exterior. Cheung reforça a relevância de encontros como esse no universo da arte. "O setor da cerâmica é uma arte que precisa ser mais valorizada. Esse evento é importante para provocar as pessoas para que a conheçam com mais profundidade", afirmou.
Premiados
Na premiação, Cynthia Ragosta foi a primeira colocada da noite, seguida por Sônia Talarico e Tiago Arantes, que receberam um troféu. Além disso, todos os artistas receberam certificados de participação.