Começando em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a campanha Dezembro Vermelho trata da prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Instituída pela Lei Federal nº 13.504/2017, a campanha chama a atenção para a prevenção da doença e outras ISTs, assim como a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Segundo o Ministério da Saúde, houve queda de 25,5% na mortalidade por Aids nos últimos dez anos no Brasil. Apesar da redução, cerca de 30 pessoas por dia morreram pela doença no ano retrasado.
Diagnóstico
Para realizar o diagnóstico da infecção pelo HIV é feita a coleta de sangue venoso ou digital (ponta do dedo), para realização de testes rápidos ou laboratoriais que detectam os anticorpos contra o HIV.
Prevenção:
O uso do preservativo em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
Na Alesp, a Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor, localizada no 3º andar, disponibiliza gratuitamente preservativos e gel lubrificante, assim como o Sistema Único de Saúde ? SUS.
Uso da Profilaxia pré e pós-exposição
Outra forma de se prevenir contra o HIV é fazendo uso da PrEP, método que consiste no uso de medicamento anti-HIV de forma programada para evitar a infecção pelo HIV caso ocorra uma exposição ao HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. O método é disponibilizado pelo SUS.
Como medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, também existe a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir a infecção. A PEP deve ser utilizada após qualquer situação em que possa ter ocorrido o contato com o vírus, como relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional.
Conferência
O ILP, em parceria com a FAPESP, realizará no dia 2 de dezembro de 2024, segunda-feira, das 15h às 17h, a conferência "Aids em perspectiva: estratégias de diagnóstico, tratamento e prevenção." Clique aqui para saber mais.