O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência acontece em 3 de dezembro e é promovido pela Organização das Nações Unidas desde 1992.
O tema deste ano é "Ampliar a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável". Segundo a ONU, o tema reconhece o papel importante que as pessoas com deficiência desempenham na criação de um mundo mais inclusivo e sustentável para todos. Salienta igualmente a importância da participação das pessoas com deficiência nos processos de tomada de decisão que afetam as suas vidas.
A Cartilha Comportamental da Alesp aborda a questão da inclusão e do capacitismo*, com exemplos de atitudes a serem evitadas e de como apoiar e incluir. Enquanto instituição participante do Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, a Alesp também disponibiliza a cartilha "Combata o Capacitismo", da Ensp/Fiocruz, com mais informações sobre o tema.
É importante lembrar que nem todas as deficiências são facilmente perceptíveis no cotidiano. O cordão de girassol (cordão de fita "tipo crachá" com estampa de girassóis) é um símbolo internacional que ajuda a identificar as pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis. No âmbito estadual, a Lei n° 17.897/2024 institui o uso do cordão como instrumento auxiliar de orientação para a identificação destas pessoas.
* preconceito contra as pessoas com deficiência, por considerar que elas tenham uma capacidade limitada ou reduzida, ou, ainda, por não as ver como iguais.