INTRANET
Escrito por: Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa 02/12/2024

Encerramento da Copa de Futsal da Alesp premia campeões e incentiva hábitos saudáveis

Competição voltou a ser realizada após hiato causado pela pandemia; evento promove integração de funcionários e estimula prática de esportes e atividades físicas

 

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na noite desta quinta-feira (28), a cerimônia de encerramento da Copa de Futsal da Casa de 2024. O campeonato, que aconteceu entre os dias 5 e 26 novembro, reuniu mais de 150 trabalhadores da Alesp, entre estagiários, policiais militares, servidores, deputados e terceirizados, divididos em 15 times. A competição foi organizada pela Secretaria Geral de Administração, com a colaboração do Departamento de Recursos Humanos e da Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor (Dass).

"Foi uma surpresa para a gente a quantidade de pessoas inscritas. Ficou muito claro como as pessoas, mesmo depois de um tempo da pandemia ter passado, ainda possuem a vontade de se reunir e de ter momentos de confraternização", contou o servidor da Dass, Vinicius Duarte. Ele contou que, após três edições, a realização da Copa de Futsal foi paralisada na pandemia.

"Estamos retomando agora [essa atividade] e, sem dúvida, além de promover um estilo de vida mais ativo entre os servidores, o objetivo maior foi a confraternização do pessoal", complementa Vinicius.

Nessa linha, a capitã do time feminino campeão da Copa, Carolina Franca, destacou a importância de poder ter contato com diversos setores da Casa. "A gente passa a conhecer muita gente aqui. A Alesp é gigante e tivemos a oportunidade de ter esse contato com outras pessoas de outros setores. Fiquei feliz de ter sido campeã, mas as outras meninas também merecem parabéns. Foi muito legal participar", destacou Carol, que é chefe de produção da TV Alesp.

Por sua vez, o capitão do time masculino campeão e artilheiro da competição, Rogério Calsolari, ressaltou o papel que o esporte possui na melhora na qualidade de vida. "Para o pessoal que veio do concurso, é legal para poder reintegrar. Fora que o esporte é tudo. Saúde, diversão e integração. Conhecemos mais pessoas e o esporte vai fazer você dormir melhor, ficar mais animado e ter mais disposição", afirmou o servidor da Divisão de Mobilidade da Casa.

Apoio

A realização da Copa Futsal da Alesp deste ano contou com o apoio das quatro entidades que representam os servidores da Casa. Filipe Carriço, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Alesp (SindAlesp), celebrou a realização de mais um evento na Assembleia.

"Está sendo uma grande alegria essa nova era que foi instaurada pela atual Mesa Diretora. Uma era de diálogo, com uma participação maciça, através de várias formas de entretenimento com os servidores e a gente vê a alegria exposta em cada corredor. Quem trabalha aqui sabe que estamos vivendo uma fase bem interativa", disse Filipe, lembrando de eventos como a Semana da Saúde e a Semana de Talentos.

"É cientificamente comprovado, existe uma relação entre qualidade de vida e um ambiente com esporte, cultura, entretenimento, festividades, conhecimento e cursos. Isso tudo faz também com que o trabalhador possa ser mais exigido e potencializar o desenvolvimento", comenta o servidor, que também destaca o papel de interação e ampliação da rede de contatos dentro da Casa.

Na mesma linha, o diretor secretário da Associação dos Funcionários da Assembleia (Afalesp), Emanoel Florencio, enfatizou a alegria de poder apoiar atividades que cuidam do bem-estar dos trabalhadores da Alesp.

"A gente tem grande alegria em promover esses espaços que promovem não só um encontro dos servidores, mas também estimula os funcionários a fazerem atividades físicas, a cuidarem melhor da saúde e fomentam a saúde nos âmbitos físico e psicológico. Isso faz bem para a família dele e faz bem também para o serviço público", afirmou Florencio.

Representando a Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Aspal), o vice-presidente da entidade, Álvaro Carneiro, defendeu que esses eventos sejam realizados sempre. "Eu sou da antiga e a gente tinha muita coisa naquela época. Era uma das coisas mais agradáveis esses momentos em que você tem outra visão, outro envolvimento com a Casa. Isso tinha que ser feito sempre, eu espero que esses eventos sejam eternos", comentou Álvaro, que já é aposentado após 44 anos de serviços prestados à Alesp.

A diretora da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Cooperalesp), Izabelle Linhares, também agradeceu a oportunidade de estar por trás da realização de um evento como a Copa de Futsal. "Estamos honrados em estar participando de um evento tão importante quanto esse, que incentiva a qualidade de vida e a integração entre os servidores, funcionários, deputados e estagiários. É um prazer poder participar dessa história", disse.

Voltar