Promovida pelo Instituto Janeiro Branco, a campanha de Janeiro Branco visa alertar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção e tratamento de doenças decorrentes de fatores psicológicos, como por exemplo ansiedade, estresse, depressão e pânico. O tema da campanha neste ano é ?O que fazer pela saúde mental agora e sempre??
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022, aproximadamente uma em cada 8 pessoas no mundo vive com um transtorno mental. Além disso, o mesmo órgão diz que o Brasil é o país com maior prevalência de transtornos de ansiedade, com cerca de 9,3% da população.
Recentemente, a Alesp, por meio da Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor (DASS), desenvolveu o guia ?Saúde Mental: quando procurar ajuda?? O documento oferece informações sobre os cuidados, mitos e verdades sobre o assunto e mais. Você pode retirar uma cópia na DASS, no 3º andar, ou baixar o arquivo em anexo.
Se precisar de ajuda
Se você é servidor da Alesp, pode procurar a DASS, que oferece acompanhamento psicológico, além do médico e de enfermagem. O agendamento pode ser feito por meio do ramal 6510 ou pelo e-mail psicologiadass@al.sp.gov.br. Em caso de emergência ligue para os ramais 6192 (DASS) ou 6193 (Bombeiros).
Você também pode buscar apoio na Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, que se dedica à escuta qualificada pela equipe de acompanhamento funcional, composta por profissionais da área de serviço social, no que tange aos impactos psicossociais na psicologia organizacional e do trabalho. Os ramais de atendimento são 6434 e 6886.
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), oferece atendimento psicológico e psiquiátrico.
Pessoas em geral podem procurar ajuda no SUS, que conta com a Rede de Atenção Psicossocial, ou entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (ligue 188).