brasão
INTRANET
Escrito por: Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Costa 28/04/2025

Exposição da SIPAT tem como foco identificação dos cenários de risco de acidentes

Do dia 22 a 30 de abril, das 8h às 20h, exposição no Hall Monumental destaca ações cotidianas que podem ser perigosas

 

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (28), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), a exposição "Cenário de riscos" objetiva informar e conscientizar os servidores sobre a necessidade de se manterem sempre atentos a situações cotidianas que podem ser perigosas.

Concomitantemente, entre os dias 28 e 30 de abril serão realizadas uma série de atividades para reforçar a importância da segurança, saúde e o cuidado com bem-estar de todos.

A mostra fica aberta ao público até a próxima quarta-feira (30), das 8h às 20h, no Hall Monumental da Alesp.

Segurança em primeiro lugar

A presidente da Cipa, Gabriela Goulart, acredita que a exposição é um chamado para que os funcionários da Alesp participem das atividades ao longo da semana. "Por ser um evento visual, ele é de grande impacto, então o servidor já chega vendo aquela situação e fica curioso a respeito", disse.

Mesas de trabalho, cadeiras, bebedouros, fios de computador, armários e tapetes podem gerar riscos ergonômicos e acidentes de trabalho dependendo da forma como estão dispostos. "A exposição ilustra de forma bem prática a prevenção no dia a dia, mostrando o que podemos fazer no próprio ambiente de trabalho para evitar acidentes", explica Goulart.

A ideia, segundo a presidente, é que as pessoas tomem atitudes que eliminem, mitigam ou neutralizam riscos no ambiente de trabalho que muitas vezes podem parecer normais. "A exposição foi inspirada em situações de acidentes de trabalho ou quase acidentes que já aconteceram aqui na Alesp", alertou.

Serviço

Exposição: "Cenário de Riscos"

Local: Hall Monumental

Data e horário: De 28 a 30 de abril, das 8h às 20h

Voltar