brasão
INTRANET
Escrito por: Gabriel Sanchez - Fotos: Bruna Sampaio 13/05/2025

Alesp celebra Dia da Policial Militar com palestra e exposição em homenagem ao efetivo feminino

'Mulheres que têm a cada dia um novo voto de coragem, um novo voto de resiliência', disse a palestrante Juliana Goes

 

 

Em celebração aos 70 anos da Polícia Militar Feminina e ao Dia da Policial Militar, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na manhã desta terça-feira (13), uma palestra com a escritora, mentora e palestrante Juliana Goes. O evento, promovido pela Assistência Policial Militar da Casa em parceria com o Sindalesp (Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), reuniu autoridades, servidores e o efetivo feminino da PM que atua na Alesp.

Durante sua fala, Juliana destacou o protagonismo das mulheres que atuam na segurança pública. "Mulheres que têm a cada dia um novo voto de coragem, um novo voto de resiliência", afirmou. A palestrante compartilhou sua trajetória e propôs reflexões sobre inteligência emocional, saúde mental e autocuidado. "Espero ter contribuído com mais ferramentas de inteligência emocional, saúde mental e protagonismo, para que elas não só exerçam esse papel que já têm, mas também possam voltar para casa mais inteiras, cuidando bem de si mesmas e servindo melhor a quem elas amam."

Em paralelo à palestra, foi inaugurada no Hall Monumental da Alesp uma exposição especial em homenagem ao contingente feminino da Polícia Militar que atua na Casa. Cada policial foi retratada em cartazes respondendo a duas perguntas: "O que te motivou a ser Policial Militar?" e "O que te inspira a estar na Polícia Militar?". As respostas evidenciam histórias de vocação, superação e comprometimento com a sociedade.

A exposição também resgata momentos históricos que marcaram a criação e a consolidação da Polícia Militar feminina em São Paulo. A primeira turma foi formada em 1955, com 12 mulheres selecionadas para atuar inicialmente em funções voltadas ao atendimento de mulheres e crianças. Ao longo das décadas, essas pioneiras abriram caminho para a ampliação da presença feminina na corporação, hoje atuando em todas as áreas operacionais e administrativas da PM paulista.

Serviço

Exposição:

Data: de 13 a 16 de maio

Local: Hall Monumental ? Alesp

Confira a galeria de imagens da exposição

Voltar