Os vencedores do Desafio de Saúde e Bem-Estar - Alesp e Wellhub foram premiados, nesta quinta-feira (11), em cerimônia realizada no novo refeitório da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento também serviu como celebração do empenho e comprometimento dos trabalhadores da Casa com a iniciativa que reuniu 159 participantes, que totalizaram mais de 14 milhões de pontos em duas semanas de atividades físicas.
"Eu corro há dez anos, então não fiz nada diferente do que eu já faço. A novidade realmente foi participar de um desafio que, nesses anos, eu nunca tinha participado. Eu já tenho um ritmo de treinos muito puxado, porque corro longas distâncias, mas estou surpresa, não imaginava que fosse ganhar, então estou muito feliz", disse a campeã do desafio e servidora da Divisão de Aposentadorias e Benefícios, Adriana Correia.
"Eu amo correr. A corrida me salva todos os dias, e eu aconselho que as pessoas escolham sair do sofá. Independente do esporte que escolha, ela tem que se identificar com algo que goste, que dê prazer. Tem vários esportes, então levante do sofá e vá fazer alguma coisa, que você não vai se arrepender. É muito bom para o corpo e para a saúde. É vida.", completou Adriana.
Além dela, foram condecorados os servidores Filipe Goulart, da Coordenadoria de Contratos, na segunda colocação, e Eliseu Gonçalves Pereira, da Divisão de Almoxarifado, na terceira colocação. Os três foram premiados com vouchers de até R$ 150 da Centauro. O desafio foi desenvolvido entre diferentes setores da Casa, como o Departamento de Recursos Humanos e a Divisão de Atendimento à Saúde do Servidor (DASS).
"Na correria do dia a dia, a gente esquece um pouco de nós mesmos. A alimentação fica prejudicada, a gente fica desanimada, mas quando você começa a fazer exercício, as ações do cotidiano ficam até mais fáceis. Para nós, que já trabalhamos com promoção de saúde, quando tem uma campanha dessa, a gente busca abarcar o maior número de pessoas e já vemos índices melhorando de glicemia e hipertensão, por exemplo", afirmou a técnica legislativa de enfermagem da DASS, Tatiane Ramos.
O desafio teve início durante a Semana da Saúde de 2025 e consistia no acúmulo de pontos para cada passo dado ou check-in feito em academias, aulas ao vivo ou sessões com personal trainer no aplicativo do Wellhub, o mais novo benefício de parlamentares, servidores e estagiários da Alesp.
Segundo a Secretaria Geral de Administração [SGA] da Alesp, até o momento mais 1,2 mil trabalhadores da Casa já se cadastraram na plataforma, com cerca de 500 assinantes e 265 familiares inscritos. Nos últimos 30 dias, o que engloba o período do desafio, houve uma média diária de 100 check-ins feitos pelos servidores.
"Isso demonstra o engajamento e o sucesso que foi a esse desafio pensado pela Divisão de Saúde. O programa vem surpreendendo positivamente, mostrando a receptividade do público da Alesp e reforçando a visão do Murilo Macedo [secretário Geral de Administração] e da SGA, que é de trazer benefícios variados e que estimulam as pessoas a fazer exercícios, ter qualidade de vida e até modificar hábitos", comentou o gestor da Coordenadoria de Governança e Conformidade, Cairo Mendes.
A gerente de contratos da Wellhub, Verônica Leal, também celebrou o sucesso da parceria com a Alesp. "A gente entrou no setor público há mais de 3 anos e tem sido uma experiência muito boa. É um ponto importante que antes a gente não olhava tanto que é o cuidado com a saúde e o bem-estar do servidor. É um público que está prestando um serviço para o país. Estamos falando do exercício físico como algo além da estética. É o cuidado que vai dar uma vida mais tranquila na velhice, para ter autonomia para fazer as coisas. Então, é cuidar de quem está cuidando do país", defendeu ela.