brasão
INTRANET
Escrito por: Matheus Batista ? Fotos: Gabriel Eid 19/09/2025

Alesp recepciona alunos do curso de oficiais do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Comitiva conheceu instalações do Palácio 9 de Julho e assistiu a palestras sobre o processo legislativo ministradas por assessores técnicos da Casa; integração foi possível com intermédio da Assessoria Policial-Militar da Alesp (APMAL)

 

 

Alunos do Curso de Bombeiros para Oficiais (CBO) do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo participaram, nesta quinta-feira (18), de uma visita guiada ao Palácio 9 de Julho promovida pela Assessoria Policial-Militar (APMAL) e pela Divisão de Comunicação Social da Casa.

Durante a atividade, os alunos puderam conhecer as instalações do Palácio 9 de Julho e todo o processo legislativo do Parlamento. A visita guiada contou com um bate-papo com o deputado Major Mecca (PL) e com palestras técnicas ministradas por assessores legislativos.

O CBO é o curso voltado para oficiais da Polícia Militar que almejam ingressar no Corpo de Bombeiros. A turma que conheceu a Alesp nesta quinta-feira deve se formar ao final de 2025. Eles serão futuros comandantes de bases dos bombeiros de todo o estado.

"Pra nós é uma honra receber esses oficiais que se formam para comandar tropas que vão atuar no salvamento de pessoas. Essa interação com o Legislativo é muito saudável para a carreira de todos", afirmou Major Mecca.

O chefe da APMAL, coronel PM Roldan, destacou a integração. "Para nós da APMAL, essa visita vai de encontro com o nosso papel, que é o de estabelecer essa parceria institucional entre o Parlamento, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros", disse.

Palestra

Após conhecerem o Palácio 9 de Julho, em um visita guiada conduzida pela Divisão de Comunicação Social, os alunos do CBO puderam assistir a palestras ministradas por assessores técnicos da Alesp.

Foram apresentados os conceitos do processo legislativo, o dia a dia de um deputado e as especificidades da elaboração do Orçamento estadual. As palestras foram ministradas pela assessora técnica da Secretaria Geral Parlamentar (SGP) Letícia Maria Resende e pelo assessor do gabinete da Liderança do Governo, Lauro Valleta.

"Vimos que havia a necessidade de uma interlocução entre os oficiais do Corpo de Bombeiros e o Parlamento em um geral. Conhecer o processo legislativo e o de captação de recursos, diretamente de quem trabalha com isso, é essencial", disse o capitão PM Stamato, da APMAL.

Para o capitão PM do Corpo de Bombeiros João Papoti, que acompanhou a comitiva do CBO, a oportunidade serviu como um complemento na formação dos alunos da corporação. "A Alesp está abrindo as portas para que os futuros oficiais, que irão comandar locais territoriais, possam aprender com deputados e todo o corpo técnico. Passamos a enxergar não somente o Plenário e a votação, mas sim o processo como um todo", disse Papoti.

Voltar