Começando em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção ao HIV/Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Instituída pela Lei Federal nº 13.504/2017, a campanha promove conscientização, diagnóstico precoce e proteção dos direitos das pessoas vivendo com HIV.
Diagnóstico
Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida.
Prevenção
O uso de preservativos em todas as relações sexuais permanece como o método mais eficaz de prevenção do HIV, das ISTs e das hepatites virais B e C.
Vale lembrar que na Alesp, a Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor (DASS), no 3º andar, distribui gratuitamente preservativos. Veja no carrossel as principais formas de transmissão.
__________
AÇÃO ESPECIAL NA ALESP | 03 DE DEZEMBRO
No dia 03 de dezembro, das 13h às 17h, no Hall Monumental, a DASS, em parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids do Estado de São Paulo (CRT-DST/Aids), realizará uma ação especial com testagem rápida para HIV e Sífilis.
Além da testagem, também estarão disponíveis:
PEP (Profilaxia Pós-Exposição): indicada para situações recentes de risco de exposição ao HIV, com início em até 72 horas;
PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): voltada à prevenção intermitente ou contínua do HIV para pessoas com maior vulnerabilidade;
Autotestes de HIV: para quem deseja realizar o teste de forma privada e no seu próprio tempo;
Insumos de prevenção: preservativos internos e externos, gel lubrificante e materiais informativos.
__________
Fonte: Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aids-hiv)