A Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico do Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (28), o quarto e último encontro deste ano do "Círculo de Leitura", espaço de troca cultural entre públicos interno e externo sobre as obras do Acervo Bibliográfico do Legislativo Paulista. Em uma roda de conversa, cerca de 25 servidores, estagiários da Casa e público externo comentaram suas impressões e interpretações literárias sobre "Primeiras Estórias" do autor Guimarães Rosa.
Publicado em 1962, o livro reúne 21 contos que trazem regionalismos da cultura brasileira e relatam o modo como os personagens rurais enfrentam a vida, o cotidiano e o abandono.
O bate-papo foi intermediado por Mariana Chiuso, educadora, e Adriana Barilon, bibliotecária da Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico da Alesp. Um dos contos mais debatidos foi "A Terceira Margem do Rio". Os participantes partilharam suas hipóteses para o luto, o transcendente e a troca de lugar entre pai e filho.
Segundo Mariana Chiuso, "Primeiras Estórias" foi escolhida porque é uma obra que apresenta diversas situações humanas, algumas fantásticas, que revelam uma beleza ímpar, num diálogo entre particular e universal.
Sobre o Círculo
O Círculo de Leitura é uma oportunidade dos servidores, estagiários e do público externo adquirirem conhecimento a partir da leitura dos títulos disponíveis na biblioteca do Legislativo Paulista.
De acordo com Jair Borba, a iniciativa foi idealizada para homenagear os 190 anos da Assembleia Legislativa, valorizar a literatura brasileira e promover a leitura como direito fundamental do cidadão.
"A ideia do encontro é a de que não existe uma interpretação certa ou errada sobre o livro. Cada um compartilha seu olhar, o que torna a troca enriquecedora, ajudando a promover amizades", conta Adriana Barilon.
"O Círculo de Leitura é um espaço de conhecimento, aprendizado e trocas estimuladas pela mediação respeitosa sobre a opinião de cada um", explica Mariana Chiuso.
A iniciativa conta com o apoio do SindAlesp.